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Advogado 2020: como otimizar processos e fazer seu escritório crescer Você está preparado para utilizar as tecnologias corretas que impulsionarão seu escritório?
Falar de futuro tem sido muito assustador para o setor jurídico na última década. Mas o ponto de virada decisivo já chegou para aqueles que percebem que a transformação digital não é mais opcional. Agora a questão não é mais como o futuro será, mas como se destacar com conhecimento especializado em meio aos milhares de profissionais que se qualificam constantemente nessa área. Não existe segredo, mas muito trabalho e estratégia, afinal a pergunta certa é: para onde você quer levar o escritório? Separamos alguns pontos que aperfeiçoarão processos e deixarão o escritório de advocacia preparado para o futuro do Direito, da forma que ele vier a ser moldado pelos profissionais.
Escritórios de advocacia têm clientes de todos os tipos. A forma como você lida com cada um faz diferença, já que a maneira como o seu negócio é levado acaba refletindo em seus clientes. Independentemente da sua abordagem ser proativa ou reativa, cuidar de seus clientes precisa fazer parte da rotina. Com o Big data, as mídias sociais e o boca a boca o escritório pode ser bem ou mal visto. Seja sempre profissional e responsável pelo cliente. Dê segurança e mostre que o escritório tem o conhecimento o suficiente para sanar qualquer questão. Dessa maneira, você terá a confiança do cliente e poderá focar em ações para o escritório crescer.
Uma gestão jurídica integrada faz o escritório desenvolver. Por isso, além de um ambiente profissional e leve, ter uma equipe focada permite que o negócio evolua, pois todos estão remando para o mesmo objetivo. É comum ver nos escritórios profissionais que desejam ter exclusividade com clientes que darão um bom retorno financeiro. No entanto, é o equilíbrio e a divisão de tarefas que permite que o escritório se desenvolva.
Ter um time focado e uma cartela de clientes satisfeita com certeza facilita o dia a dia no escritório, mas para ser indispensável para seus clientes, a performance é chave. Ela está conectada à capacidade de acompanhar processos, acessar documentos, ter uma abordagem estratégica data-driven com eficiência e ainda manter o excelente relacionamento com os clientes.
Os escritórios que decidem levar em conta a performance acabam tendo vantagem sobre a concorrência, já que focam em resultado. Fique atento a este ponto, pois se falta eficiência na equipe ou na solução dos problemas dos clientes, é preciso rever onde o trabalho está defasado.
Ter um escritório sólido é importante e traz crescimento, mas é preciso construir o caminho até esse patamar. Gestão integrada, otimizada e eficiente permite aos advogados focarem no indispensável para seus clientes. Um software de gestão eficiente pode facilitar a gestão para você focar no que importa: seu papel estratégico junto aos clientes. Com um sistema inteligente você saberá quais são as dores dos seus atuais clientes e saberá como aliviá-las com rapidez. Anote essas dicas para ter mais controle na hora de crescer.
Otimize os processos no escritório de advocacia. Se você é o responsável pelo negócio é sua obrigação monitorar as metas que precisa cumprir. Engaje os profissionais que trabalham com você de uma forma que se torne natural concluir as metas. Porque metas sem ações dificilmente trarão os resultados que você espera. No mínimo, as expectativas se tornarão em uma realidade decepcionante. Para alcançar as metas, use estratégias para manter a equipe engajada. Por exemplo, reúna o time semanalmente para conversar sobre as atividades planejadas. E lembre-se que cada tarefa ajudará a chegar ao objetivo principal: fazer o escritório crescer.
Otimize os processos no escritório de advocacia. Se você é o responsável pelo negócio é sua obrigação monitorar as metas que precisa cumprir. Engaje os profissionais que trabalham com você de uma forma que se torne natural concluir as metas. Porque metas sem ações dificilmente trarão os resultados que você espera. No mínimo, as expectativas se tornarão em uma realidade decepcionante. Para alcançar as metas, use estratégias para manter a equipe engajada. Por exemplo, reúna o time semanalmente para conversar sobre as atividades planejadas. E lembre-se que cada tarefa ajudará a chegar ao objetivo principal: fazer o escritório crescer.
As metas estão difíceis de alcançar? Mude. Mas faça isso com toda a equipe, às vezes é melhor ter metas menores e alcançá-las do que criar metas impossíveis de acertar. Com objetivos em curto prazo sendo cumpridos, o time fica mais motivado e o escritório pode até avançar mais do que o esperado.
É importante ter em mente que, nenhuma das grandes mudanças da humanidade se deu a partir de saltos repentinos, nem mesmo a que vivemos agora. Pequenas e contínuas evoluções são o que transformam mentalidades, práticas e paradigmas. Por isso, diante de um cenário da imensidão do big data e das redes, dividir seus objetivos gerais em metas menores pode ser o fator decisivo para que sua equipe não se sinta sobrecarregada e o avanço tenha consistência.
Se você é dono de um escritório de advocacia e conta com profissionais competentes e confiáveis, é hora de aprender a delegar tarefas e responsabilidades. Com mais colaboradores engajados no negócio, mais tempo você terá para gerenciar o crescimento sólido do escritório.
E, como dissemos, a transformação digital não é mais opcional. Isso significa dizer que os líderes podem delegar por suas equipes, mas devem iniciar delegando tudo aquilo que pode ser automatizado. Gestão de fluxos, pesquisas, monitoramento de atualizações processuais são algumas das demandas que podem ser resolvidas por um software de gestão jurídica inteligente, que reúna conteúdo confiável (economizando e qualificando o tempo de pesquisa), crawlers e integração com outros sistemas.
Embora a 4º revolução industrial se foque na automação, o protagonismo é humano, e não robótico. A chave é delegar às máquinas o operacional e repetitivo, para que o humano possa focar no essencial para se tornar indispensável.
De acordo com o Artigo 7 do Código de Ética e Disciplina, a captação direta ou indireta de clientes é proibida pela OAB. Por isso, a maneira como você apresenta o escritório é importante. Desenvolva ações de marketing digital que atraiam os clientes e potenciais pessoas interessadas no que o escritório oferece. As decisões que você tomar para o negócio farão diferença em três prazos: curto, médio e longo. Então, na hora do planejamento tenha isso em mente, afinal uma empresa não cresce de uma hora para a outra e sim com estratégias que são mensuradas com frequência.
Mais do que um bom serviço, um escritório para se destacar no setor jurídico precisa ter respostas confiáveis. Porque com as soluções certas, o seu negócio terá voz para direcionar os clientes com excelência. Oferecer um serviço bom hoje já não é suficiente para o escritório ser lembrado, é necessário valorizar o relacionamento com o cliente e ainda prestar um serviço que o surpreenda de maneira positiva. Se engana o escritório que acha que resolver um problema do cliente já é o bastante.
A pesquisa também revela que as chances de vender um produto novo para um cliente atual são 12 vezes maiores do as de vender que para um novo cliente. Por isso, valorize quem já está na sua base.
Crescimento se percebe por dois caminhos: fluxo de trabalho e caixa do escritório de advocacia. Se ambos crescem é um bom sinal, mas se apenas as tarefas aumentam e o caixa continua igual é hora de rever onde está tendo tanto custo e as razões de sua baixa eficiência. Com o acompanhamento constante você conseguirá agir com rapidez e ficar alerta quando os custos estiverem elevando. Com o caixa equilibrado o crescimento do escritório será exponencial e seguro.
Com a chegada de novas tecnologias para todos os setores, o Direito requer uma solução jurídica avançada e eficiente. E, para isso, a Thomson Reuters oferece na Argentina, Espanha e Brasil a integração entre conteúdo de excelência e ferramentas jurídicas para alta performance. Legal One™ é solução é um sistema jurídico desenvolvido exclusivamente para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos que reúne informação, inteligência e gestão jurídica. Por meio dele o crescimento do escritório se torna exponencial. Moderno, permite responder diferentes demandas e negócios, sejam elas estruturas enxutas, em crescimento ou grandes organizações que gerenciam assuntos de alta complexidade. O Legal One™ ainda utiliza a expertise de soluções consagradas no setor, como La Ley e Abeledo Perrot. É tecnologia inteligente, evolução rápida e conteúdo jurídico de excelência em um único programa, para você focar no indispensável. É um software programado para dar toda a segurança de dados necessária para o seu escritório de advocacia.
Agora é com você. Trilhe o seu caminho e com certeza com as estratégias certas o seu negócio irá se desenvolver com solidez. Sucesso!
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