S
abia que ter o controle dos indicadores da sua organização é muito mais importante do que você imagina? Ainda mais se você deseja garantir o desenvolvimento e sucesso do seu negócio, bem como a eficiência e o andamento de todos os seus processos.
Mas o que são indicadores?
Indicadores são métricas que irão te auxiliar a medir o desempenho da sua equipe e identificar pontos e áreas que precisam ser melhorados. Por exemplo: se o seu custo médio por processo for muito alto, isso pode indicar que o seu negócio precisa de alternativas mais econômicas, como a negociação de acordos extrajudiciais.
Por que acompanhar os indicadores?
Fazer o acompanhamento destas métricas específicas, que avaliam diferentes aspectos de uma atividade ou processo, contribui para:
- Demonstrar o valor do seu escritório ou departamento jurídico
- Tomar decisões estratégicas
- Monitorar o cumprimento de metas
- Identificar melhorias
A partir destes indicadores, você consegue avaliar melhor a sua performance em diversas áreas e atividades como:
Financeiro
Análise do orçamento do departamento jurídico ou do escritório de advocacia, os gastos com processos judiciais e extrajudiciais, os valores de indenizações e acordos, entre outros, contribuem na previsibilidade dos gastos e quais atividades trazem lucros e prejuízos, que direcionem melhor seus investimentos.
Eficiência Operacional
Análises como o número de casos tratados por período, tempo médio para a resolução de processos, taxa de resolução favorável, taxa de cumprimento de prazos, entre outros, contribuem para a medição da eficiência e produtividade de todas as pessoas de uma equipe.
Qualidade e satisfação do cliente
Fatores relacionados ao atendimento prestado pelo departamento jurídico ou escritório de advocacia, o tempo médio de resposta para demandas jurídicas, suporte, entre outras, contribuem na compreensão sobre como o seu negócio é percebido pelos clientes internos e externos e na busca de alternativas que fidelizem estes públicos.
Gerenciamento de riscos
São assuntos relacionados ao gerenciamento de riscos legais e à conformidade com regulamentos e leis, como, por exemplo, o número de conformidade, tempo médio para resolver questões regulatórias, taxa de conformidade com prazos legais, entre outros, permitindo uma gestão mais ágil sobre estas demandas.
Produtividade e desempenho individual
Fornecem informações referente ao número de casos ou processos em andamento, o tempo médio de resolução, o custo por caso, entre outros, através de métricas que permitem avaliar o desempenho do departamento em relação às metas competitivas para a identificação de oportunidades de otimização.
Os indicadores na gestão jurídica
Ao analisar todos estes indicadores, fica cada vez mais evidente que é possível avaliar o desempenho de uma operação jurídica de ponta a ponta. São métricas variadas que incluem tempo médio de resposta, número de processos em andamento, número de acordos fechados e até mesmo o custo por processo. E as categorias citadas acima são apenas algumas ideias do que você consegue mensurar quando se tem uma gestão baseada em dados.
Afinal, cada indicador fornece informações importantíssimas sobre a eficiência e eficácia do seu escritório ou departamento jurídico. Você só precisa ter em mente que é importante adaptar essas categorias de acordo com as necessidades da sua operação.
Como criar indicadores de qualidade?
Para permitir que você reúna todos esses dados e crie indicadores de qualidade, a Thomson Reuters e a Juristec Plus se uniram e criaram o Legal One Analytics, o primeiro Business Intelligence do Brasil voltado para o segmento jurídico.
O sistema permite a criação livre de indicadores e dashboards, possui jurimetria integrada e inteligência jurídica pronta para o uso por meio de modelos pré-definidos sobre as principais áreas da gestão jurídica. Saiba mais neste link.