blogpost

Como a tecnologia está transformando a gestão do agronegócio no Brasil?

Descubra como a tecnologia transforma o agronegócio brasileiro e como as soluções cloud da Thomson Reuters para elevar sua gestão estratégica.

O agronegócio brasileiro é um dos setores mais importantes da economia do país, responsável por uma grande parcela das exportações de comodities e pelo abastecimento interno de alimentos. E, nos últimos anos, a tecnologia tem sido uma das principais forças impulsionando o crescimento do setor.

Entre as inovações do campo, uma das que têm ganhado maior destaque é o de uso da inteligência artificial. 

Algoritmos avançados e análise de dados em tempo real têm permitido, por exemplo, maior previsão de condições climáticas e de colheita, e tem tipo um papel preponderante em antecipar problemas nas plantações antes que se tornem graves.

E mesmo com resultados bastante favoráveis na produção do campo, as novas tecnologias do Agro 4.0 podem ter seu efeito ampliado se aplicadas à gestão da produção, com impactos positivos sobre as exportações e o comércio exterior. 

Novas tecnologias impulsionam o agronegócio brasileiro

Líder em tecnologia agrícola, o Brasil tem visto, nos últimos anos, um aumento na produtividade, com consequente redução de área plantada — resultados atribuídos, em grande parte à aplicação da tecnologia à produção.

 

Essa nova configuração do campo, com forte influência do uso da tecnologia, levou a esse novo cenário de produção agrícola, uma vez que áreas em que menos recursos tecnológicos são utilizados têm sido substituídas por áreas com maior intensidade tecnológica e níveis maiores de produtividade da terra.

Dessa forma, as empresas que buscam despontar no mercado agrícola nacional precisam estar alinhadas às novas técnicas de produção, sob risco de ficarem ultrapassadas.

O impacto das novas tecnologias na gestão estratégica do agronegócio

No entanto, embora a produção nacional tenha se beneficiando em muito pelo aumento da produtividade e por um ciclo de encarecimento de comodities agrícolas devido à Guerra da Ucrânia , a gestão estratégica desses produtos ainda não explora todos os potenciais que as novas tecnologias têm a oferecer.

Isso porque muitos produtores estão alinhados somente às novas formas de produção, quando poderiam expandir suas fronteiras de mercado e aumentar sua lucratividade usando os novos recursos para gestão do seu negócio.

O desembaraço aduaneiro em operações regionais na América Latina, por exemplo, esbarra em critérios e especificidades locais de cada país, o que, por sua vez, pode gerar desde maior morosidade em processos aduaneiros à entraves na circulação dessas comodities, fatores que encarecem a produção.

Além desses obstáculos, o estabelecimento de rotas de escoamentos que reduzam custos e mitiguem a tributação ainda é um desafio recorrente em um mundo globalizado com múltiplas oportunidades de negócios.

Soluções digitais na gestão estratégica do agronegócio

Sendo assim, implantar as novas soluções para gestão estratégica do agronegócio tem se tornado o diferencial competitivo mais relevante entre os produtores no novo cenário mundial de comércio agrícola.

Exemplo de como o gerenciamento do escoamento da produção pode ser feito já alinhado com essa nova realidade são as soluções digitais de análise de rotas comerciais e possibilidades de atuação de comércio mundial.

Soluções tarifárias em nuvem, como o ONESOURCE Trade Analyzer, da Thomson Reuters, por exemplo, permitem analisar em tempo real as principais tendências de mercado.

Esse tipo de solução de gestão fiscal, além de permitir insights valiosos sobre acordos comerciais bilaterais e multilaterais entre países, permite uma melhor identificação de possíveis riscos e potenciais economias na atuação internacional, além de identificar novas oportunidades de negócio.

Com informações precisas e atualizadas, é possível, por exemplo, visualizar e comparar tarifas, além de ter conhecimento prévio da documentação obrigatória para cada cenário de exportação, com uma ferramenta que permite realizar o cálculo dos custos reais de importação com um mecanismo de regras de custo totalmente automatizado.

Adoção de tecnologias para competir no mercado agrícola global

Para além do uso das tecnologias na produção agrícola, é fundamental que os produtores estejam atentos às novas soluções para gestão estratégica do agronegócio.

Isso porque a implantação dessas tecnologias pode ser um diferencial competitivo relevante para os produtores, permitindo uma melhor gestão do escoamento da produção e a identificação de novas oportunidades de negócio.

Com a adoção de soluções inovadoras, os produtores podem aumentar sua produtividade e eficiência, reduzir custos e impactos ambientais negativos. E isso pode ajudar o Brasil a manter sua posição como um dos principais players do mercado global de alimentos.