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Gestão tributária na era SPED: como otimizar seus processos?
A transformação digital tem acelerado uma série de mudanças em diferentes setores do mercado. Por exemplo: muitos processos que antes envolviam a impressão de documentos e a coleta de assinaturas, agora são feitos online e assinados eletronicamente. Sem papel, caneta e contato físico.
A digitalização já é realidade em vários segmentos, inclusive na gestão tributária. O projeto SPED (Sistema Público de Escrituração Fiscal Digital) representou um marco na modernização dos processos para as entregas de obrigações fiscais.
Desde então, as empresas começaram a se adaptar para garantir um alto nível de detalhamento e velocidade nas informações enviadas ao Fisco. Afinal, foram feitas melhorias no processo de fiscalização. Assim, todo cuidado, inclusive com os detalhes, é importante.
Neste post, mostramos como organizar a gestão tributária em um contexto cada vez mais digital. Quer saber mais? Continue lendo o artigo!
A gestão tributária na era do SPED
O SPED é uma solução tecnológica que viabiliza a padronização dos arquivos digitais nas escriturações fiscais e contábeis.
Existem diferentes tipos de módulos dentro do SPED. Veja alguns deles:
- SPED Fiscal – ICMS/IPI (EFD);
- SPED Contribuições (EFD);
- SPED Contábil (ECD);
- Escrituração Contábil Fiscal – ECF;
- Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
- E-Social;
- Reinf.
Hoje, essas são as ferramentas digitais que permitem o envio dos dados relevantes para o Fisco. O fornecimento das informações é feito seguindo um processo padronizado.
Na prática, dentro do SPED, o layout das obrigações fiscais exige que as informações relacionadas às transações tributárias sejam registradas com um alto nível de detalhamento.
Sabendo deste desafio, muitas empresas já possuem controles mais detalhados e eficientes sobre suas operações. Porém, tornar a gestão tributária mais assertiva deve ser uma prioridade de todas as companhias, principalmente na era do SPED.
Afinal, ter as informações organizadas em um sistema e apresentá-las ao Fisco é uma prática obrigatória para as companhias que desejam se manter em conformidade.
Com uma estratégia de gestão tributária eficaz, é possível criar e aplicar modelos de tributação aderentes à legislação atual, minimizando os erros na geração dos arquivos eletrônicos das obrigações do SPED.
Gestão tributária otimizada com o SPED
Vale destacar que, mesmo trazendo uma série de exigências, a gestão tributária se tornou muito mais digital, consistente e segura com o SPED.
A seguir, elencamos alguns dos principais benefícios gerados pelo sistema digital:
Redução de custos: a partir da racionalização e da simplificação das obrigações fiscais, os times ganharam mais agilidade nas operações. Além disso, o papel também foi eliminado de muitos processos, diminuindo os custos de impressão e armazenamento em meio físico.
Mais segurança e maior transparência: com a digitalização dos processos, a qualidade das informações entregues melhorou muito, garantindo também um nível de transparência maior. Desse modo, o controle e a fiscalização também se tornaram mais assertivos.
Mais velocidade para as operações: para o contribuinte, a entrega das obrigações fiscais digitalmente facilita a organização dos dados, tornando o processo mais rápido e produtivo.
Como simplificar a entrega dos arquivos do SPED?
Neste cenário, para dar conta de tantas exigências com velocidade e produtividade, o uso da tecnologia na gestão tributária deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade.
A boa notícia é que fazer a entrega correta das obrigações fiscais pode ser simples se você escolher a ferramenta perfeita para esta demanda.
A solução ONESOURCE Tax One pode auxiliar o seu time fiscal na gestão tributária, assegurando a entrega correta desses arquivos.
Entenda como a ferramenta pode ajudá-lo!
#1 Abrangência
A ferramenta tem todos os recursos necessários para atender a legislação tributária brasileira em todas as suas esferas: municipal, estadual e federal. Além disso, ONESOURCE Tax One também possui módulos exclusivos para a entrega das obrigações acessórias: SPED-Contábil, SPED Fiscal e EFD-Contribuições.
#2 Atualizações
O software é completo e permanece em um processo contínuo de desenvolvimento e atualizações. Assim, sempre que a equipe acessar o sistema, ele vai operar com as mudanças legislativas. Desse modo, é possível evitar a entrega de documentos e informações com erros.
O ONESOURCE Tax One leva a assinatura da Thomson Reuters. Ou seja, conta com toda a expertise fiscal e a autoridade técnica já conhecidas da TR.
#3 Integração
Para facilitar o andamento dos trabalhos do time de gestão tributária, o ONESOURCE Tax One possui integração com outros produtos da plataforma.
Por exemplo, junto com o sistema é possível usar outros dois recursos:
- Workflow: simplifica o monitoramento e a gestão de processos fiscais e tributários;
- Tax Calendar: facilita o controle de prazos e vencimentos relacionados à entrega das obrigações fiscais.
Com o uso da tecnologia na gestão tributária, atender as exigências do SPED pode se tornar uma tarefa muito mais simples.
Ficou curioso e quer otimizar os seus processos? Conheça o ONESOURCE Tax One!