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Relatório sobre Comércio Exterior 2022: Turbulência temperada com tecnologia

O mais recente Relatório sobre Comércio Exterior da Thomson Reuters mostra como os executivos de comércio exterior estão gerenciando desde interrupções na cadeia de suprimentos até catástrofes climáticas.

Para o bem ou para o mal, vivemos agora em um mundo onde as palavras "disrupção da cadeia de suprimentos" se aplicam a um número surpreendente de questões que afetam o mercado global. Escassez de alimentos, peças e produtos; incidentes climáticos catastróficos; tumulto político; inflação; o mercado de ações declina — tudo pode estar ligado de alguma forma a problemas em andamento com as cadeias globais de suprimentos.

Enquanto isso, é claro, as empresas que importam e exportam esses itens ao redor do mundo estão todos tentando elaborar estratégias para minimizar o impacto das interrupções em seus clientes e empresas, se não no mundo em geral.

Gestão comercial no cenário global

As práticas comerciais globais também tomaram um lugar central no âmbito político. A guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, as tarifas retaliatórias, as sanções, a inflação, a instabilidade política, a invasão da Rússia à Ucrânia, o Brexit — todos têm implicações no comércio global. Alguns dos impactos mais imediatos podem ser ligados à pandemia, é claro, mas outras iniciativas políticas - como o Brexit - prometem ter consequências que se estendem muito além no futuro.

Por exemplo, o Brexit deu início a um novo regime comercial mais protecionista entre o Reino Unido e o resto do mundo, forçando as empresas que negociam com o Reino Unido a implementar novos sistemas e processos para se manterem em conformidade. De fato, a eliminação gradual do Reino Unido de seu sistema do Customs Handling of Import and Export Freight (Despacho Aduaneiro de Cargas, ou CHIEF na sigla em inglês) em favor do sistema mais tecnologicamente sofisticado do Customs Declaration Service (CDS ou Serviço de Declaração Aduaneira) está entre as principais mudanças comerciais que as empresas dos Estados Unidos, da União Europeia (UE) e da região Ásia-Pacífico indicam que atualmente as afetam mais.

Tarifas retaliatórias e sanções também se tornaram uma ferramenta política favorita ao estilo olho-por-olho para registrar descontentamento com as ações de política externa de outro país. Por exemplo, os EUA e a China continuam a impor tarifas uns aos outros sem um fim real à vista. E as sanções - sob a forma de limitações de importação/exportação, aumentos tarifários, negações de status comercial, fechamentos de portos, restrições financeiras e outras ações punitivas - são agora tão difundidas que apenas mantê-las é um desafio para os envolvidos no cumprimento do comércio global. As sanções relacionadas à invasão da Ucrânia pela Rússia têm agitado os mercados mundiais com incertezas e flutuações de preços da cadeia de suprimentos, provocando inflação e estressando os consumidores em todo o mundo.

Na região Ásia-Pacífico, a China está no epicentro do comércio global para milhares de empresas em todo o mundo, mas o comércio com a China ainda está repleto de complexidades e nuances que as empresas devem navegar. Os lockdowns relacionados à Covid nas fábricas chinesas levaram a atrasos e escassez. O aumento do escrutínio em torno do trabalho forçado levou a due diligence da cadeia de suprimentos ao topo da lista de preocupações que as empresas têm sobre a condução do comércio na Ásia e com a China em particular.

A interrupção das principais cadeias de suprimentos e a mudança da dinâmica do mercado na região Ásia-Pacífico também deram a muitas empresas motivos para considerar a expansão do fornecimento local e o quase escoramento da manufatura para criar cadeias de suprimentos mais confiáveis. Outra opção popular é diversificar-se em países como Vietnã, Tailândia e Indonésia, onde os custos de mão-de-obra são mais baixos. E para muitas empresas fora dos EUA, aproveitar ao máximo os novos acordos de livre comércio existentes e potenciais (FTAs) na região Ásia-Pacífico também é uma prioridade estratégica.

Na América Latina, mudanças rápidas de políticas estão complicando o compliance comercial e pressionando as empresas a considerar a implementação de soluções tecnológicas mais sofisticadas para aliviar sua carga de conformidade. No México, por exemplo, a nova Agência Nacional Aduaneira do México (ANAM) assumiu muitas - embora não todas - das atribuições de cobrança, execução e processamento de impostos uma vez desempenhadas pelo Serviço de Administração Tributária (SAT). O México também está tentando reprimir a corrupção e o contrabando, então os provedores de serviços de transporte agora são obrigados a incluir um suplemento declaratório com suas faturas que forneça dados detalhados sobre motoristas, operadores de transporte, proprietários e outros intermediários.

Ampliação das lacunas de habilidades

Outra consequência do rápido ambiente regulatório, tecnológico e de negócios em que os profissionais do comércio global operam é que as empresas estão relatando dificuldades em encontrar pessoas com o conjunto certo de habilidades para enfrentar os desafios dessa profissão cada vez mais complexa e orientada pela tecnologia.

Agora, mais do que nunca, especialistas em logística e supply chain precisam de uma gama diversificada de habilidades para fazer seus trabalhos e aconselhar os líderes empresariais sobre estratégias regulatórias e de conformidade. Habilidades de comunicação e liderança, conhecimento jurídico, técnicas de negociação, know-how técnico, perspicácia nos negócios e habilidades de resolução de problemas fazem parte do kit de ferramentas dos profissionais da cadeia de suprimentos agora, e as empresas estão procurando em todos os lugares — faculdades e universidades, consultorias, corretores personalizados, outras empresas — para encontrar o talento de que precisam.

Hoje, as empresas também estão buscando melhores métodos de compartilhamento de conhecimento profissional em todo o setor para ajudar a ampliar e aprofundar o pool global de talentos de comércio e supply-chain.

Tecnologia de gestão comercial em constante evolução

Tecnologias de gerenciamento de comércio exterior podem ajudar a acelerar a conformidade, garantir a segurança dos dados e melhorar a eficiência operacional, mas a adoção dessas tecnologias não é tão difundida quanto se poderia esperar — ou a indústria pode esperar.

Em nosso estudo, quase metade das empresas consultadas disseram estar por trás da curva tecnológica ou nos estágios iniciais da adoção da tecnologia de gerencialmento do comércio exterior. Menos da metade das empresas relataram ter sistemas de planejamento de recursos corporativos (ERP) com ambientes integrados de dados que poderiam dar visibilidade aos usuários entre regiões comerciais e unidades de negócios. Mais uma vez, mais da metade também disse que estava satisfeita com o desempenho de sua tecnologia de gestão comercial ou estava explorando ativamente tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA) ou blockchain para melhorar o gerenciamento das funções comerciais globais.

Principais resultados:

  • Novas agências reguladoras, mudanças de sistemas, tarifas e sanções encabeçaram a lista dos fatores que mais afetam as operações de negócios de gestão comercial global.
  • Questões como potenciais abusos de direitos humanos e repressão ao trabalho forçado tornaram a due diligence da cadeia de suprimentos na região Ásia-Pacífico mais importante do que nunca.
  • Um ambiente de comércio global em rápida evolução está tornando mais difícil do que nunca para as empresas encontrarem novos talentos com as habilidades necessárias para se destacarem.
  • No topo da lista de habilidades que as empresas estão procurando em novas contratações estão habilidades de comunicação e liderança, conhecimento jurídico de regulamentações e conformidade, e negociação e perspicácia nos negócios.
  • Cerca de metade das empresas estão atrasadas ou ainda estão em processo de adoção da tecnologia global de gestão do comércio para enfrentar os desafios comerciais modernos.
  • As prioridades de investimento em tecnologia atualmente giram em torno da segurança de dados, conformidade e compartilhamento de dados. No entanto, algumas empresas estão explorando aplicações para tecnologias emergentes como IA e blockchain.

METODOLOGIA:

Os entrevistados desta pesquisa incluíram profissionais de comércio global dos EUA, UE, Reino Unido, América Latina (principalmente México e Brasil) e a região Ásia-Pacífico (incluindo China, Austrália, Japão, Cingapura e Tailândia). Nosso objetivo era descobrir como o ambiente comercial atual está afetando a gestão comercial e os comportamentos da cadeia de suprimentos e atitudes ao redor do mundo.

Um total de 228 profissionais de comércio global respondeu a uma pesquisa on-line de 15 minutos, realizada em maio e junho de 2022. A maioria (185) dos entrevistados era de empresas com receita superior a US$ 100 milhões, mas um número significativo de os entrevistados da América Latina (30 de 70) eram de empresas com receita inferior a US$ 100 milhões. Além disso, a maioria das empresas representadas está envolvida em atividades de importação e exportação.

Quanto aos entrevistados individuais, mais da metade eram executivos de nível sênior (presidente, CEO, COO, CFO, vice-presidente executivo) ou diretores/gerentes responsáveis ​​por compras e/ou logística comercial e gestão da cadeia de suprimentos. A amostra também incluiu especialistas em comércio e operações, especialistas em finanças e especialistas em compras e cadeia de suprimentos. As empresas de manufatura e tecnologia/eletrônicos tiveram a maior representação (41%) entre os entrevistados, mas outros entrevistados incluíram aqueles que trabalham no comércio atacadista e varejista, serviços técnicos, transporte e armazenamento, automotivo, saúde, finanças e vários setores. Mais de um terço das empresas representadas estão sediadas nos Estados Unidos, seguidas por empresas sediadas no México, Reino Unido, Alemanha, Austrália, Brasil, Japão e Cingapura. Outros países com sede corporativa incluem Suécia, Tailândia, China, França, Espanha e Suíça.

Desafios e tendências no comércio mundial

Em todo o mundo, parece que novos regulamentos, requisitos de transporte, tarifas, penalidades e até órgãos reguladores inteiros estão em um estado de fluxo aparentemente constante. Instabilidade e incerteza são simplesmente fatos da vida para os gerentes de comércio global de hoje. De fato, manter as cadeias de suprimentos abertas e garantir sua segurança nunca foi tão desafiador, e a perspectiva política global não oferece muita garantia de que as tensões diminuirão em breve.

Inúmeros fatores influenciam essa volatilidade e diferentes regiões do mundo não estão necessariamente lidando com os mesmos problemas. Por exemplo, os comerciantes da UE e do Reino Unido passaram o ano passado navegando nas complexidades do Brexit, mas o próprio Brexit não foi citado por nenhuma das empresas pesquisadas como um problema que afeta atualmente seus negócios. Em vez disso, 80% das empresas no Reino Unido e 57% nos EUA dizem que seu desafio regulatório mais urgente no momento é transferir operações para o novo Serviço de Declaração Alfandegária (CDS) do Reino Unido, enquanto o Reino Unido está descontinuando seu sistema alfandegário anterior, CHIEF. No entanto, quase ninguém (14%) na América Latina vê o CDS como um problema, devido ao comércio relativamente leve da região com o Reino Unido.

O CDS é um sistema tecnologicamente mais sofisticado que promete tornar o comércio com o Reino Unido muito mais suave e fácil, mas exige que as empresas adaptem seus sistemas ao novo regime, o que em alguns casos significa investimentos adicionais em tecnologia e pessoal que podem levar a um imprevisto morder o orçamento. No entanto, o impacto do CDS é de longo alcance, com mais da metade (51%) dos entrevistados da região da Ásia-Pacífico também listando-o como uma das principais preocupações. Essa preocupação também é imediata, pois não serão permitidas declarações de importação no sistema CHIEF após 30 de setembro de 2022 e não serão permitidas declarações de exportação pelo CHIEF ou Sistema Nacional de Exportação (NES) após 31 de setembro. Março 2023. A partir de então, todas as empresas que comercializam mercadorias com o Reino Unido terão de processar as declarações de importação/exportação através do CDS.

Tarifas e penalidades

No jogo de xadrez político global, tarifas e sanções tornaram-se o método favorito de muitos países para registrar desaprovação com as políticas e o comportamento de outro país sem arriscar o envolvimento militar. Como resultado, os canais de comércio global tornaram-se um mosaico alucinante de regras e restrições em constante mudança, transformando a conformidade alfandegária em um campo minado legal e logístico.

Por exemplo, as disputas comerciais em curso entre os Estados Unidos e a China afetam empresas em praticamente todos os setores, e as tarifas mais amplas dos EUA sobre aço e alumínio levaram países como Canadá, Argentina, Brasil, México, Índia e Turquia a adotar represálias com suas próprias tarifas sobre uma variedade de produtos americanos. Consequentemente, não surpreende que o país com maior número de empresas afetadas por tarifas retaliatórias seja os Estados Unidos, com 69%. Enquanto isso, na UE e no Reino Unido, 39% das empresas classificam as tarifas de retaliação como um dos principais fatores que afetam seus negócios, enquanto apenas 36% das empresas em países da Ásia e do Pacífico o fazem, e ainda menos empresas (30%) na América Latina veem as tarifas como uma das principais preocupações.

Os canais comerciais mundiais foram convertidos em um mosaico alucinante de regras e restrições em constante mudança, confirmando o cumprimento aduaneiro em um campo minado legal e logístico.

Uma dinâmica semelhante está funcionando porque considera o número massivo de sanções que atualmente está sendo imposta à Rússia por sua incursão militar na Ucrânia. A miríade das empresas nos Estados Unidos, na UE e no Reino Unido citam os câmbios regulatórios associados com as sanções à Rússia como fatores importantes que atualmente estão afetando seus sistemas comerciais e aduaneiros. Na região da Ásia-Pacífico, no entanto, apenas 26% das empresas disseram que as sanções à Rússia estavam afetando seus sistemas alfandegários; e na América Latina, apenas 20% das empresas citaram essas sanções como uma preocupação sistêmica.

Mudanças rápidas no México e na América Latina

Um fator muito mais importante que afeta os sistemas regulatórios e alfandegários para empresas na América Latina é a criação da ANAM, a nova agência nacional de alfândegas do México, a exigência de novos relatórios e avisos eletrônicos, bem como a inclusão recentemente obrigatória do México, de um complemento ao Projeto de Lei de Embarque (Nota de Remessa) para toda movimentação física de mercadorias.

Cerca de 61% dos entrevistados latino-americanos citaram a criação da ANAM como tendo impacto em seus sistemas regulatórios e alfandegários, com a maioria das empresas afetadas (58%) gerando menos de US$ 100 milhões em receita anual. Em questionamento aberto, mais da metade (54%) das empresas latino-americanas também se referiu à nova exigência do suplemento de Conhecimento de Embarque Mexicano (Carta Porte), que exige que toda movimentação física de mercadorias, inclusive as operações de importação/exportação, contenham dados detalhados sobre motoristas, operadores de transporte, mercadorias, proprietários e outros intermediários.

Para as empresas latino-americanas, seria possível dizer que a criação da ANAM simplifica os procedimentos de importação/exportação, mas exige que as empresas se adaptem a um sistema de agência dupla. No início deste ano, a ANAM assumiu responsabilidades pelos procedimentos de importação/exportação, fiscalização e fiscalização que anteriormente eram da responsabilidade de outro órgão, o Serviço de Administração Tributária (SAT). As empresas que operam no México devem agora fazê-lo através da ANAM e cumprir os procedimentos, notificações, novos relatórios e exigências da ANAM, mas a cobrança e fiscalização de impostos sobre a renda, impostos sobre valor agregado, um imposto especial sobre produtos e serviços chamado IEPS e outros impostos especiais aplicáveis impostos ainda estão sendo feitos através do SAT.

No longo prazo, separar a ANAM do SAT pode criar práticas comerciais e fiscais mais eficientes para as empresas que fazem negócios com o México, mas até que novas tecnologias e sistemas sejam assimilados e estabelecidos, alguma complexidade e confusão adicionais são inevitáveis. Acrescente a isso um novo formato de Manifesto de Valor para importadores, além do ônus de fornecer mais dados de transporte por meio do complemento da Carta Porte e novos relatórios e avisos eletrônicos, todos eles partem de uma repressão nacional à corrupção e ao contrabando; é evidente que as empresas latino-americanas estão lidando com um grande número de mudanças em um curto período de tempo.

Mudanças chegam à América Central e do Sul

Embora tarifas e sanções não sejam uma preocupação tão urgente na América Central e do Sul como em outras partes do mundo, mudanças regulatórias rápidas nos principais portos de entrada estão recebendo muita atenção. Além da ANAM do México, por exemplo, o Brasil lançou em 2014 seu Programa Portal Único de Comércio Exterior (Siscomex) e vem atualizando-o por etapas desde então.

Um desses aprimoramentos inclui a Declaração Única de Importação (DUIMP), um sistema único de declaração de importação que simplifica o processo de licenciamento de importação e permite que os importadores usem uma única licença para vários tipos de operações de importação. O DUIMP faz isso, no entanto, centralizando informações governamentais, sistemas de pagamento de impostos e taxas e automatizando a validação de carga, todos os quais exigem que os importadores adaptem sua própria tecnologia ao novo sistema para cumprir.

Muitas empresas da América Central e do Sul também estão optando por enfrentar esses desafios investindo em tecnologia de comércio global que se integra à plataforma do Brasil e permite que as empresas aproveitem ao máximo os sistemas e processos atualizados do país.

Mudança gera mudança

O denominador comum em todas essas mudanças, sejam elas envolvendo tarifas, impostos, sanções ou outras regulamentações, é que os governos de todo o mundo estão digitalizando e integrando suas plataformas alfandegárias e tributárias para tirar proveito de tecnologias mais centralizadas e sofisticadas que permitem maior volume de dados segurança e transparência e estão agora mais disponíveis. Essas mudanças de agência, por sua vez, estão pressionando as empresas a atualizar seus próprios sistemas ou adotar novos sistemas inteiramente para manter suas obrigações de conformidade. De fato, 81% dos entrevistados concordaram que a solução para ambientes alfandegários e tributários em rápida mudança está na adoção de tecnologias de comércio global mais eficazes. Além disso, 74% concordaram que a conformidade comercial e as operações alfandegárias são funções tão críticas e estratégicas que prefeririam não as terceirizar.

A maioria dos entrevistados também concordou que as empresas devem aproveitar estrategicamente os regimes aduaneiros especiais e os TLCs para reduzir as taxas alfandegárias, atrair novos investimentos e cortar custos em toda a cadeia de suprimentos. Mais uma vez, esses objetivos são alcançados de forma mais efetiva aproveitando ao máximo as tecnologias de comércio exterior que ajudam as empresas a identificar oportunidades ocultas em um ambiente de supervisão regulatória complexa e em constante evolução.

Outras iniciativas, como os programas Operador Econômico Autorizado (OEA) ou CTPAT, também visam agilizar e simplificar as alfândegas; de fato, 80% dos representantes de empresas na América Latina e 92% dos da região Ásia-Pacífico concordam que os programas de OEA ajudam, mas um grande conjunto de requisitos deve ser atendido.

Créditos

  • Mike Abbott, Vice- presidente – Thomson Reuters Institute Michael.Abbott@thomsonreuters.com
  • Steve Seemer, Diretor Sênior – Thomson Reuters Institute Stephen.Seemer@thomsonreuters.com
  • Nadya Britton, Gerente de Conteúdo para Corporações – Fiscal e Contábil – Thomson Reuters Institute Nadya.Britton@thomsonreuters.com
  • Robert Biancamano, Gerente Sênior de Pesquisa de Mercado - Thomson Reuters Robert.Biancamano@thomsonreuters.com
  • Bryce Engelland, Analista de Dados de Indústria – Thomson Reuters Institute Bryce.Engelland@thomsonreuters.com
  • Tad Simon, Desenvolvedor de conteúdo sênior (governamental/jurídico) Corporates Thought Leadership - Thomson Reuters
  • Gregg Wirth, Gerente de Conteúdo – Thomson Reuters Institute

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