- Homepage
- Tax & Accounting
- Comércio Exterior
- ONESOURCE Global Trade
- Cases de Sucesso ONESOURCE Global Trade
- Case de Sucesso: Panasonic
ELETROELETRÔNICOS
Panasonic inova na gestão de importações com solução em nuvem
Cliente
Panasonic: da manufatura local à presença global
A Panasonic é uma multinacional japonesa conhecida por sua ampla gama de produtos eletrônicos e soluções tecnológicas. Fundada em 1918, a empresa começou fabricando soquetes de lâmpadas e evoluiu para se tornar um dos maiores conglomerados eletrônicos do mundo.
Hoje, a Panasonic oferece uma variedade de produtos, incluindo televisores, aparelhos de áudio, eletrodomésticos, câmeras, equipamentos de vídeo, dispositivos de comunicação, componentes eletrônicos e soluções para empresas e indústrias e tem uma presença global em mais de 120 países, com uma extensa rede de fábricas, centros de pesquisa e escritórios de vendas.
No Brasil, a Panasonic conta com fábricas em São José dos Campos, Manaus e Extrema e destaca-se pela inovação, qualidade e compromisso com a sustentabilidade, implementando práticas ESG em suas unidades fabris e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e econômico do país.
Desafios
Quais eram os desafios dessa caminhada?
Até 2009, a Panasonic Brasil utilizava um sistema próprio para gerenciar suas importações. Com o crescimento do negócio e a busca pela Certificação OEA, a empresa identificou a necessidade de uma solução mais robusta e optou pela implementação do ONESOURCE Global Trade Import na versão on-premise da Thomson Reuters.
As limitações do On Premise e a busca por novas soluções
A Panasonic utilizou o módulo de Importação na versão on-premise de 2009 a 2023, mesmo com todos os benefícios da solução, manter um software e hardwares físicos, armazenados na empresa, começou a pesar na gestão de Comércio Exterior da companhia:
- Por ser instalado e executado localmente nos servidores da empresa, a atualização do software e a implementação de novas funcionalidades exigiam um esforço significativo da equipe de TI e das áreas de negócio.
- O processo de atualização demandava tempo e recursos, mobilizando a equipe de TI, consultorias externas e as áreas de negócio para testes e implementação, como uma “força tarefa”.
- A Panasonic começava a se preparar para migrar seu sistema de gestão para o ERP SAP S/4HANA, uma plataforma em nuvem que exige soluções compatíveis e com integração facilitada.
- A empresa também buscava antecipar a necessidade de se adequar às novas regulamentações do comércio exterior, como o Novo Processo de Importação e a DUIMP (Declaração Única de Importação), que entram em vigor em breve no Brasil.
Solução
Como a Thomson Reuters ajudou a superar o desafio?
Os desafios do sistema on-premise levaram a Panasonic a buscar alternativas, e após pesquisa, a empresa compreendeu que o melhor cenário seria a migração da própria solução utilizada, dessa forma permaneceria com a Thomson Reuters. A Panasonic constatou com o benchmarking feito que a Thomson Reuters liderava no mercado de soluções para gestão de importações, atendendo a cerca de 60% dos importadores no Brasil, incluindo grandes players. Essa constatação motivou a gestão a otimizar a ferramenta existente, ao invés de procurar uma nova solução.
O upgrade para a nuvem surgiu como a solução ideal, oferecendo a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para atender às demandas da Panasonic.
Olhando pelo lado de tecnologia, a gente precisava dar esse passo vislumbrando o que vem pela frente também em termos de TI, de novos avanços tecnológicos que o nosso time de TI tem todo um planejamento a longo prazo
Soluções complementares para uma gestão integrada
Além do ONESOURCE Global Trade Import em nuvem, a Panasonic investiu em outras soluções da Thomson Reuters para aprimorar sua gestão de comércio exterior:
Gerenciamento eficiente e preciso das operações cambiais relacionadas a importações e exportações.
Acesso a informações atualizadas e relevantes para otimização das operações de comércio exterior.
Transmissão de declarações de Importação para a Receita Federal do Brasil.
Rastreamento de mercadoria em trânsito em tempo real e atualizado.
Saber que existe a disponibilidade de uma ferramenta tão boa, que poderia elevar, ainda mais, a nossa performance, foi decisivo para migrarmos para o Cloud.
Atualmente, o ONESOURCE Global Trade Import desempenha um papel crucial na gestão das importações da Panasonic, abrangendo as três plantas no Brasil com uma parcela significativa do volume total de importações que chega ao país. Em Extrema-MG e Manaus-AM, juntos a plataforma gerencia 80% dos processos de importação de todo o volume, enquanto em São José dos Campos-SP, 20% das importações das operações gerenciadas pela plataforma.
Benefícios
O que foi alcançado pela Panasonic?
A decisão de migrar para o ONESOURCE Global Trade Import em nuvem trouxe uma série de benefícios para a Panasonic, impactando positivamente diversos aspectos das operações de importação:
Ter a ferramenta na cloud é um grande diferencial. Com ela, ganhamos ainda mais agilidade nos processos.
- A nova plataforma oferece um sistema de rastreamento de cargas mais eficiente, eliminando a necessidade de controle manual por meio de planilhas e proporcionando maior visibilidade para os requisitantes internos.
- A ferramenta Dynamics permite a criação de relatórios personalizados e dinâmicos, facilitando a análise de dados e a tomada de decisões estratégicas.
- A migração para a nuvem eliminou a lentidão que os usuários enfrentavam com na versão on-premise, especialmente aqueles que acessavam a plataforma remotamente, como os despachantes externos.
- As atualizações do sistema são realizadas automaticamente pela Thomson Reuters, eliminando a necessidade de projetos internos e “forças-tarefa” que impactavam a produtividade da equipe.
- A Panasonic reduziu custos de manutenção de servidores e equipe de TI dedicada ao sistema, liberando recursos para outras áreas da empresa.
- A Thomson Reuters assumiu a responsabilidade pela sustentação do sistema, permitindo que a equipe de TI da Panasonic se concentrasse em outros projetos estratégicos, como a migração para o ERP SAP S/4HANA.
Podemos contar com uma ferramenta sempre atualizada, seguindo todos os requisitos legais e aderente ao processo de importação. A confiabilidade é o maior diferencial que vemos na ferramenta.
- O ONESOURCE Global Trade Import em nuvem se mantém atualizado com as novas regulamentações de Comércio Exterior, como o Catálogo de Produtos, DUIMP e atualização de NCMs garantindo a conformidade e evitando penalidades.
- Alinhado com as melhores práticas do mercado, como o rastreamento de cargas (tracking), facilitando a adoção de novas tecnologias e tendências.
- Oferece os controles e relatórios necessários para empresas certificadas como OEA, garantindo a conformidade com os requisitos do programa.
Certificada OEA desde 2019, a Panasonic se mantém na vanguarda, pronta para o Novo Processo de Importação (NPI). A solução em nuvem, com atualizações automáticas, garante adaptação constante às novas exigências, incluindo o desafio do adiantamento do modal marítimo.
Quando temos alguma demanda, buscamos a Thomson Reuters para verificar se existe alguma solução. Porque sabemos que o portfólio é amplo e que vocês estão em linha com o que o mercado tem trabalhado de inovações, então podemos encontrar sempre respostas.
Tenha acesso a conteúdos relevantes sobre como + de 2000 empresas usam nossas soluções para garantir que suas operações sejam eficientes e seguras.