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Operação Receita Federal para Pessoa Jurídica: saiba o que é e como funciona

A Operação Receita Federal está analisando a conformidade das empresas com o Fisco. Saiba tudo sobre o tema no artigo!

Um dos grandes desafios dos departamentos tributários das grandes empresas é manter a conformidade com o Fisco. Afinal, ninguém quer ter problemas com o Leão. Isso porque, além da dor de cabeça, as multas e prejuízos financeiros costumam ser expressivos.

Neste post, apresentamos o que você precisa saber sobre a Operação Receita Federal para Pessoa Jurídica. Além disso, mostramos como manter compliance fiscal em dia com a ajuda da tecnologia.

Continue lendo o artigo!  

Afinal, como funciona a Operação da Receita Federal para Pessoa Jurídica?

Realizada pela Receita Federal, a operação tem como foco a análise de dados e o cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros. O objetivo é proporcionar a regularização espontânea das divergências levantadas. 

Com base no cruzamento de informações, a Operação Receita Federal identificou insuficiência de declaração e recolhimento no ano-calendário 2018. Concluída a análise, o órgão enviou avisos de autorregularização por via postal. Além disso, as empresas também receberam mensagem na caixa postal no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) da Receita Federal. 

São 3.928 contribuintes de todo o País que estão recebendo comunicado para regularização dos valores de Imposto de Renda (IR) e Contribuição Social (CS). Segundo a Receita Federal, o montante de insuficiência apurado no levantamento de Pessoa Jurídica é de cerca de R$ 1,27 bilhão para todo o país. O valor é referente ao ano-calendário de 2018.

O prazo para a entrega dos ajustes pelos contribuintes notificados foi até 21 de janeiro de 2022. Após essa data, a Operação Receita Federal irá realizar nova verificação nas declarações. 

Concluída essa segunda análise, as empresas que não fizerem a regularização estarão sujeitas ao lançamento de ofício.  

Na avaliação da Receita Federal, os cruzamentos em foco são: ECD x ECF x DCTF. Com uma tecnologia fiscal de ponta, você pode fazer esse e muitos outros cruzamentos de forma rápida e segura.  

Como não ser alvo de uma fiscalização: a Thomson Reuters pode ajudar

Para garantir a máxima conformidade fiscal e tributária, você pode contar com o suporte da tecnologia. Com uma solução em cloud, que dispensa implementação, fazer a gestão das entregas e obrigações acessórias se torna muito mais simples e prático. 

O Tax Analyser é a solução da Thomson Reuters que simplifica a  gestão fiscal para os departamentos tributários de grandes empresas. Basta fazer o upload do seu compliance e gerar os resultados.

Além do cruzamento de dados e de oferecer suporte para a entrega das obrigações acessórias, o Tax Analyser também:

  • Torna possível a identificação de possíveis benefícios de créditos;
  • Oferece um dashboard completo para controle;
  • Possui um BI avançado e uma biblioteca rica em conteúdo.

A ferramenta é perfeita para que o seu time consiga manter a qualidade de seus dados, evitando riscos e minimizando as preocupações com as obrigações tributárias.

Com o ONESOURCE Tax Analyser, sua empresa consegue identificar a ocorrência de crédito tributário, melhorar o planejamento e garantir o compliance fiscal. A ferramenta funciona como o seu auditor digital para as demandas do SPED.

Assim, ao realizar a análise internamente, você tem a certeza de que não irá cair na Operação Receita Federal para Pessoa Jurídica.

Afinal, as possíveis inconformidades serão diagnosticadas pelo ONESOURCE Tax Analyser, mitigando riscos, gerando economia no compliance tributário e preservando a integridade dos dados fiscais.

Quer uma solução para aperfeiçoar o seu compliance? Conheça o Tax Analyser, ferramenta completa da Thomson Reuters.