Há um consenso de que a pandemia do novo coronavírus provocou grandes mudanças no ambiente de trabalho. E o mercado de trabalho para a mulher também foi bastante impactado.
Uma das principais transformações foi a adoção em larga escala do trabalho remoto, fazendo os profissionais se adaptarem a uma nova rotina fora dos escritórios. Um resultado do home office pode ser um ambiente corporativo mais justo para as mulheres.
Um dos grandes benefícios do trabalho remoto é a possibilidade dessa flexibilidade a longo prazo, o que pode permitir que as mulheres permaneçam ativas como força de trabalho após terem filhos.
Por outro lado, esse desejo de maior flexibilidade também passa a ser recorrente nos homens, pois eles gostam de passar mais tempo aproveitando a família e os filhos.
Lucy Endel Bassli, consultora e palestrante, defende que o aumento da flexibilidade do local de trabalho também significa mudanças de longo prazo na forma como os relacionamentos são construídos interna e externamente.
Essas transformações criam oportunidades para as mulheres, uma vez que estão expandindo os caminhos de sucesso para as gestoras de departamentos fiscais e tributários de grandes empresas, por exemplo, além dos caminhos tradicionais de promoção.
Nova forma de interagir no mercado corporativo
Antigamente, os jovens profissionais de setores fiscais e tributários que esperavam estabelecer relacionamentos com sócios tinham que contar com bate-papos pessoais no café ou reuniões improvisadas no escritório na esperança de garantir boas atribuições de trabalho.
Pensando fora do escritório, a capacidade de criar relacionamentos melhores com os clientes também aumenta nesse novo cenário, porque o desenvolvimento de negócios não se limita mais às velhas expectativas de negócios em jantares e confraternizações após o trabalho.
Esses métodos anteriores de desenvolvimento de negócios foram um obstáculo para algumas mulheres nos setores tributário e jurídico, pois elas consideravam difícil equilibrar as atividades noturnas e de networking com as obrigações familiares.
Em linhas gerais, a forma de desenvolver e criar relacionamentos não mudou, mas a nova maneira de interagir remotamente foi normalizada e conquistou seu espaço, o que impacta positivamente o mercado de trabalho para a mulher.
Táticas de relacionamento com o cliente
Diante da pandemia, usar formas de comunicação remota, como telefone e e-mail, para entrar em contato e manter um relacionamento com os clientes tornou-se uma técnica essencial para homens e mulheres.
Ao mesmo tempo, uma diferença em como isso é feito veio à tona. As mulheres, por exemplo, muitas vezes têm uma inclinação natural para criar relacionamentos profundos e mais facilidade para alimentar essas relações de forma remota.
Porém, a maioria das mulheres possui uma longa lista de clientes e fazer o controle de tudo isso pode ser exaustivo durante a crise.
Nesse cenário, desenvolver um sistema de rastreamento é altamente recomendado. Uma dica é dividir seus clientes em categorias, de acordo com o nível de importância, e desenhar estratégias de comunicação diferentes e específicas para cada grupo.
Outra maneira de aprofundar relacionamentos com clientes existentes é contatá-los casualmente. Você nem sempre precisa de um "motivo comercial" para chegar aos clientes. Essa é uma boa estratégia para mostrar seu lado pessoal.
Priorize a humanidade no desenvolvimento dessas conexões, revelando sua persona “em casa”. Conheça de fato seus clientes como pessoas e descubra como eles estão se saindo na crise. Ouça atentamente e esteja curioso(a) sobre a situação atual para encontrar melhores formas de agregar valor.
Durante o processo de conhecê-los como pessoa por meio de videoconferências, por exemplo, ofereça informações que sejam úteis para seus negócios e se mostre interessado(a) em saber como eles estão lidando com os desafios.
Não importa se você está entrando em contato com clientes existentes ou potenciais, verificar se eles estão saudáveis e seguros, enquanto aproveita a oportunidade para discutir seus desafios e oferecer ajuda, é a ferramenta de comunicação mais importante que os profissionais têm neste momento.
O mercado de trabalho para a mulher sofreu grandes transformações com as mudanças provocadas pela pandemia do novo coronavírus. A boa notícia é que muitas habilidades femininas ajudam a encarar esse novo momento e fortalecem o papel da mulher no ambiente corporativo.