blogpost

O que é Tax 4.0?
A nova era da produtividade

Você sabe o que é Tax 4.0? Descubra nesse artigo como não perder a oportunidade de fazer parte desse era!

Em diversos segmentos é comum vermos que a era 4.0 (conceito no qual ocorrem grandes mudanças tecnológicas e de processos) chegou. Mas e no segmento fiscal?

Primeiramente, devemos entender que a área fiscal de uma empresa, por mais que não seja de missão crítica (isto é, não para a operação fim da empresa), ela tem um papel fundamental no compliance tributário das empresas, evitando exposições fiscais e contábeis. Aliado a isso, existem prazos a serem cumpridos, dezenas de obrigações acessórias a serem entregues e uma quantidade cada vez maior de informações a serem processadas.

Esse cenário deixa cada vez mais claro o que as empresas buscam na era 4.0: PRODUTIVIDADE. E como aumentar a produtividade? Assim como em outros segmentos, a resposta está na tecnologia especialista para o segmento.

Como aumentar a produtividade na era Tax 4.0?

No caso de Tax, o mercado pede soluções SAAS (diminuição do TCO), integrações com qualquer fonte de dados, inteligência de dados e, principalmente, automação da geração das obrigações acessórias. Explico as razões adiante:

  • Soluções totalmente no modelo SAAS permitem que a empresa não se preocupe mais com evolução do ambiente e manutenção do software, deixando tudo a cargo do fornecedor.
  • Já as Soluções de Integração, permitem que a solução fiscal passe a receber dados não só de ERPs, mas de outros produtos internos, XMLs, Serviços, etc, e que o próprio cliente possa configurar essa integração.
  • Utilizar-se da Inteligência de Dados, com produtos que tragam, além da informação histórica, tendências importantes para decisões estratégicas, como por exemplo, a abertura de novas filiais em novas cidades ou novos estados, é interessante para trazer vantagens fiscais ou mesmo redução de carga tributária.
  • Automação de geração de obrigações, é com certeza a busca incessante dos gestores tributários, para que seus fechamentos mensais e envio das obrigações sejam cada vez mais automáticos, rápidos e com gestão a vista. Nos referimos então a soluções que permitam a geração de fluxos de geração de obrigações sem intervenção do usuário, que apenas cria o fluxo, parametriza e agenda a execução de acordo com a periodicidade exigida pelo fisco.

Less Effort, More Productivity!

Este conteúdo foi desenvolvido por Marcelo Abe – Diretor de Produtos Tax -Thomson Reuters