- Homepage
- Soluções jurídicas
- Blog Jurídico
- Thomson Reuters e Instituto New Law promovem palestra sobre boas práticas de processos e audiências online
blogpost
Thomson Reuters e Instituto New Law promovem palestra sobre boas práticas de processos e audiências online
Os participantes poderão participar do sorteio do curso livre Justiça Digital e o Futuro do Direito
A Thomson Reuters e o Instituto New Law realizam na próxima segunda-feira (24), às 17h, o evento sobre “Audiências Jurídicas Online e Trabalho Remoto: Um Guia de Boas Práticas”. Durante a transmissão da palestra, o Instituto New Law irá sortear para os participantes do evento o curso livre Justiça Digital e o Futuro do Direito.
Os palestrantes Erik Navarro, do Instituto New Law, e Juliana Ono, da Thomson Reuters, debaterão as boas práticas para as audiências online e trabalhos remotos, que devido a pandemia do Covid-19 se tornou uma alternativa para que os processos judiciais e o dia a dia dos escritórios de advocacia não sejam paralisados.
Sobre os palestrantes
Erik Navarro é Juiz Federal e Coordenador Geral Pedagógico do Instituto New Law; Doutor em Direito Processual Civil pela UERJ e pela Harvard Law School. Mestre em Direito pela PUC/SP e Visiting Scholar na Columbia Law School. Presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia, Diretor da The Future Society Brazil (criada na Harvard Kennedy School), membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e Coordenador Geral Pedagógico do Curso Ênfase e do Instituto New Law.
Juliana Ono é Diretora de Conteúdo e de Operações Editoriais da Thomson Reuters; Advogada especialista em Tax pela FGV e mentora no programa de mentoria para mulheres da Thomson Reuters.
Audiências online se popularizaram durante a pandemia
Embora nesse momento o uso da videoconferência para a realização de audiências tenha ganhado um certo destaque, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já regulamentou a audiência online desde 2010, por meio da Resolução nº 105.
Para realizar uma audiência online, juízes, advogados e partes devem observar algumas regras estabelecidas pelo CNJ. Ainda que o procedimento apresenta diversas vantagens, especialmente no contexto atual, é preciso cautela para que a ampla defesa e o devido processo legal sejam preservados.
O trabalho remoto também traz desafios para o setor jurídico, um dos mais relutantes em adotar a tendência em função de problemas de conformidade, regulamentação rígida e preocupações com a proteção de dados do cliente. Entretanto, o acesso a novas tecnologias tem gerado expressivas mudanças neste cenário, impulsionadas principalmente pelos recursos de segurança aprimorados e conectividade mais ampla.
Mais informações sobre a palestra
Dia: 24/05
Horário: 17h00
100% online e gratuito
Faça a sua inscrição para o evento aqui.
Insights relacionadas
Soluções Jurídicas
Encontre respostas de forma ágil sobre a realidade do Direito.