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Colaboração advogado-cliente: a chave para clientes satisfeitos Então, isso realmente não é um segredo, especialmente porque a colaboração e comunicação eficaz há muito tempo é parte integrante da relação advogado-cliente.

Colaboração = menos reclamações de clientes = clientes mais felizes

Se você deseja ser um escritório de advocacia de sucesso, precisa manter seus clientes satisfeitos - e uma das melhores maneiras de fazer isso é colaborando com seus clientes.

Na verdade, a colaboração e a comunicação eficaz e contínua entre advogado e cliente podem ajudar a prevenir várias reclamações comuns de clientes.

·        Nunca ouça “Meu advogado não está se comunicando comigo”

Independentemente de ser ou não razoável, muitos clientes hoje esperam uma resposta quase imediata quando entram em contato com você. A realidade, entretanto, é que você pode estar no tribunal, em uma sessão para fechar um acordo, se reunindo com outros clientes ou ocupado completando uma série de tarefas importantes - mas seu cliente não sabe disso. E se você não responder imediatamente, eles podem continuar tentando contatá-lo por qualquer meio necessário, incluindo uma enxurrada de e-mails e várias ligações para a recepção do escritório e para o seu celular.

No entanto, a colaboração ativa pode ajudar a evitar esses problemas de comunicação, especialmente quando combinada com alguns recursos específicos. Por exemplo, existem ferramentas de colaboração online que você pode usar para se comunicar com clientes - e elas são muito mais seguras do que e-mail. Assim, quando o seu cliente tem uma dúvida ou preocupação, ele sabe que esta ferramenta online é o único lugar para enviar uma mensagem direta e segura - portanto, não precisa adivinhar a melhor maneira de entrar em contato com você. Isso mantém as linhas de comunicação abertas e o cliente informado.

·        Nunca ouça “Meu advogado não está lutando por mim”

Muitos clientes não estão muito familiarizados com o funcionamento interno do sistema jurídico ou da prática jurídica - portanto, não sabem necessariamente todo o trabalho que está sendo feito em seus casos nos bastidores.

Um advogado pode passar semanas pesquisando, redigindo e ajustando uma moção ou contestação, mas o cliente apenas vê o produto final, assim, não conhece o trabalho investido no processo. E se o advogado não estiver fazendo um esforço extra para manter o cliente informado, ele pode achar que o advogado não está trabalhando muito em seu caso. Mas, ao manter o cliente envolvido por meio de colaboração e comunicação, ele terá um melhor entendimento de todo o trabalho que você está fazendo para protegê-lo e atender aos seus interesses.

Os clientes são as partes mais interessadas no resultado do caso, portanto, mantenha-os envolvidos. Isso não só os deixará mais felizes, mas também pode ajudar a prevenir uma série de problemas e reclamações desnecessárias e evitáveis no futuro.

Além disso, a colaboração advogado-cliente pode ser boa para os resultados financeiros de seu escritório. Afinal, quanto melhor você colabora e se comunica com os clientes, maior é a probabilidade de eles recomendarem seu escritório a outras pessoas.

Então, como posso colaborar mais? É simples, com ferramentas de colaboração online.

Conforme mencionado acima, existem várias ferramentas online disponíveis que podem ajudá-lo a melhor colaborar e se comunicar com seus clientes.

Por exemplo, seu escritório pode usar ferramentas de colaboração online para:

·        Compartilhamento de documentos: ao considerar uma ferramenta de colaboração online, procure uma que tenha a capacidade de compartilhar documentos grandes com segurança. Isso permitirá que você e seus clientes colaborem em documentos a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. E já que você não precisa mais usar e-mail, você nunca mais terá que se preocupar com o arquivo ser muito grande para enviar.

·        Comunicação advogado-cliente: se você escolher a plataforma de colaboração certa, você pode agilizar suas comunicações, já que tudo está em um só lugar - e os clientes sabem a melhor forma de entrar em contato com você. Além disso, quando clientes (ou advogados) precisam de informações, eles não precisam ficar vasculhando centenas de e-mails em busca das respostas de que precisam. Melhor ainda, as ferramentas de colaboração online são geralmente muito mais seguras do que e-mail.

·        Colaboração entre advogados: as ferramentas online não apenas podem ajudá-lo a colaborar com clientes, mas também com outros advogados em seu escritório. Assim como nas atividades com clientes, você pode manter sua equipe e outros advogados informados, colaborar em documentos de casos e gerenciar tarefas de casos com apenas alguns cliques.

·        O mundo jurídico é complexo o suficiente. Portanto, não piore as coisas tentando colaborar com seus clientes usando uma complicada rede de ferramentas desconectadas.

Faça um favor a si mesmo e invista em uma ferramenta de colaboração online completa. Seus clientes ficarão agradecidos.

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