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O alto custo do baixo valor na prestação de serviços jurídicos

Conheça, neste post, como o baixo valor na prestação de serviços jurídicos pode custar muito aos escritórios de advocacia

Nos escritórios jurídicos, o impacto da entrega de um serviço de baixo valor pode ser devastador para os relacionamentos com os clientes. Na maioria das vezes esse conceito é compreendido intuitivamente - mas não medido de uma maneira formal.

A edição mais recente do relatório Índice de Operações do Departamento Jurídico, realizado pela Thomson Reuters e divulgado em 2020, comprovou com dados o que é percebido de uma forma empírica durante o processo da prestação de serviços jurídicos.  

Realizada com base em mais de 750 entrevistas, a pesquisa descobriu que as percepções de um cliente sobre o valor entregue pelo seu escritório de advocacia tem um efeito direto no quanto é gasto com a prestação de serviços jurídicos.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post.

A influência do valor dos serviços no gasto com escritórios de advocacia

Segundo a pesquisa realizada pela Thomson Reuters, quando um cliente classifica o escritório de advocacia utilizado as notas 9 ou 10 no quesito entrega de valor, em média, são gastos 28% do orçamento externo com a prestação de serviços jurídicos.

Esse número é 14% maior do que quando uma empresa é avaliada como 7 ou 8 em valor. E 35% mais do que quando uma empresa é avaliada com uma nota 6 ou menor. E, embora a mudança em pontos percentuais possa parecer mínima, ela se traduz como uma oportunidade para o escritório de advocacia obter uma receita adicional entre US $ 585.000 e US $ 1,2 milhão por ano, por cliente.

Talvez o mais importante seja o outro lado da moeda. O que não é quantificável é a perda potencial de novos negócios devido a uma percepção de baixo valor na prestação de serviços jurídicos. E quando o cliente relata que não recomenda a banca, 40% diz que é por causa da entrega de valor insatisfatória.

É hora dos escritórios de advocacia virarem o jogo

Os escritórios de advocacia podem ajudar a mudar a maneira que entregam valor e ser mais transparentes com seus clientes, usando e rastreando as mesmas métricas que eles utilizam. E isso é fundamental, porque o cliente depende cada vez mais de métricas financeiras objetivas para avaliar o valor que seu próprio departamento entrega internamente a outras unidades de negócios.

Isso representa uma grande oportunidade para os escritórios de advocacia se tornarem um verdadeiro parceiro de confiança e trabalharem para ajudar os clientes a cumprirem suas metas financeiras. Até porque, na verdade, esse status é um nível mostrado pela pesquisa que normalmente não existe no relacionamento cliente e escritório de advocacia.

Ser capaz de fornecer economia de custos é apreciado por todos, mas pode rapidamente se tornar traiçoeiro para a lucratividade do escritório de advocacia. E é aqui que a definição mais ampla de valor entra em jogo.

Mesmo que a oportunidade seja reduzida, ela não desaparece completamente. O segredo então é estar sempre preparado para identificar para o cliente outras medidas de valor que o escritório pode oferecer, como:

  • Previsibilidade em custos: pergunte a si mesmo quão preciso é o gasto real de sua empresa dentro do orçamento do cliente. Que tipo de trabalho você poderia transferir para um acordo com uma taxa fixa que pode atender melhor o cliente?
  • Eficiência de custo e tempo: como sua empresa otimiza processos ou aproveita uma ferramenta de tecnologia para melhorar a produtividade? Uma combinação diferente de pessoal poderia economizar o dinheiro do seu cliente? Ou como o tempo do ciclo entre a abertura e o fechamento de um caso pode ser reduzido?
  • Impacto nos negócios: pergunte a si mesmo se o aconselhamento jurídico de sua empresa ajudou o cliente a gerar receita, evitar riscos, reduzir qualquer tempo de inatividade operacional inesperado, garantir financiamento para investir no crescimento da empresa ou minimizar qualquer dano potencial à reputação.

Essas métricas financeiras e de valor são utilizadas internamente pelos clientes. E o seu escritório jurídico pode aproveitá-las também com sucesso.

Conheça o Legal One Firm

Para um escritório de advocacia, é fundamental ser capaz de lidar com custos e valor da prestação de serviços jurídicos nesses mesmos termos. Demonstrar valor mostrando o desempenho de seu escritório nessas métricas é importante para fazer com que os clientes vejam seu escritório como o que tem o melhor valor a longo prazo.

O Legal One Firm da Thomson Reuters é um sistema que ajuda os escritórios de advocacia a automatizarem tarefas, alcançando mais facilmente o objetivo de serem mais estratégicos para os seus clientes.

A ferramenta é capaz de medir, inclusive, o valor do trabalho de cada advogado envolvido nas mais diversas atividades. O recurso é precioso principalmente para escritórios que ainda têm entraves internos na hora de cobrar pela prestação de serviços jurídicos.

Conheça, agora mesmo, o Legal One Firm.

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