- Homepage
- Sala de Imprensa
- Pontos de dor para profissionais do comércio global, de acordo com pesquisa do Thomson Reuters Institute
10 de novembro de 2022
Cadeia de suprimentos interrompida, tarifas íngremes e sanções citadas como pontos de dor para profissionais do comércio global, de acordo com pesquisa do Thomson Reuters Institute
As últimas descobertas do "Global Trade Report 2022" do Thomson Reuters Institute demonstram como a tecnologia de comércio global está desempenhando um papel fundamental para as empresas em meio a um ambiente regulatório complexo, porém muitas empresas ainda estão por trás da curva em sua adoção.
São Paulo, 10 de novembro de 2022 – Mais de oito em cada dez (81%) dos entrevistados disseram que a solução para a rápida mudança nos ambientes alfandegários e fiscais está na adoção de tecnologias de comércio global mais capazes, de acordo com o "Global Trade Report 2022" do Thomson Reuters Institute.
No entanto, apesar desse consenso generalizado, as empresas parecem estar defasadas na atualização desses sistemas: cerca de metade (49%) das empresas em todo o mundo estão ou atrás da curva ou nos estágios iniciais da adoção. E quase um quinto (19%) ainda está operando em ambientes altamente isolados com sistemas diferentes para cada região e/ou unidade de negócios, limitando severamente sua capacidade de compartilhar, comparar e analisar os dados comerciais de seus negócios.
Os resultados adicionais do estudo incluem:
- Quase sete em cada dez (69%) das empresas nos EUA dizem que tarifas retaliatórias estão afetando seus negócios. Na América Latina, essa é uma preocupação de apenas dois em cada dez (20%);
- Mais de oito em cada dez (83%) dos entrevistados concordaram (46% fortemente) que as interrupções da cadeia de suprimentos Ásia-Pacífico devido à pandemia e à turbulência econômica mundial estão tendo um grande impacto em seus negócios;
- Mais de três quartos (77%) dos entrevistados concordaram que a rápida evolução da indústria tornou mais difícil preencher papéis-chave. Mais de quatro em cada dez (45%) das empresas em todo o mundo dizem que estão considerando terceirizar para preencher lacunas de habilidades para resolver isso;
- Na América Latina, mudanças nas políticas governamentais complicam a conformidade aduaneira, pressionando as empresas a procurar tecnologias sofisticadas para facilitar isso. Alguns exemplos incluem a criação da Agência Nacional aduaneira do México (ANAM), a nova exigência do CFDI com complemento da Carta Porte, os novos formatos eletrônicos e avisos do sistema aduaneiro criado pela ANAM e o programa piloto de Empresas Cumplidas, ECCE.
"Conversas sobre questões de gestão comercial, como estabilidade da cadeia de suprimentos, tarifas, sanções e conformidade aduaneira, foram colocadas em destaque nos últimos anos e por uma boa razão", disse Luciano Idésio, vice-presidente do segmento de Corporates da Thomson Reuters na América Latina. "Resolver problemas em torno dos desafios do comércio exterior não é – e não deveria ser – reservado para profissionais de logística. Qualquer organização envolvida em atividades de importação/exportação deve entender que um negócio saudável depende do fortalecimento de seu sistema de gestão do comércio internacional. E isso não é possível sem um foco em inovação tecnológica em áreas como análise de dados, inteligência artificial (IA) e mobilidade. Cabe também aos líderes empresariais identificar a gestão do comércio global como prioridade, com a compreensão de que é um imperativo em toda a empresa, e a linha de fundo de seus negócios provavelmente depende disso."
Acesse o resumo executivo em português do "Global Trade Report 2022" ou o relatório completo em inglês.
Thomson Reuters Institute
O Thomson Reuters Institute reúne pessoas das comunidades jurídicas, corporativas, fiscais & contábeis e governamentais para fomentar conversas e debates, dar sentido aos últimos eventos e tendências e fornecer orientações essenciais sobre as oportunidades e desafios que seu mundo enfrenta hoje. Como o braço de liderança de pensamento dedicado da Thomson Reuters, nosso conteúdo abrange comentários de blogs, conjuntos de dados líderes do setor, análises informadas, entrevistas com líderes do setor, vídeos, podcasts e eventos de classe mundial que fornecem uma visão aguçada sobre um cenário dinâmico de negócios. Visite thomsonreuters.com/institute para mais detalhes.
Thomson Reuters
A Thomson Reuters é uma fornecedora líder de serviços de informação empresarial. Nossos produtos incluem softwares altamente especializados e ferramentas habilitadas para informações para profissionais legais, fiscais, contábeis e de conformidade combinados com o serviço de notícias mais global do mundo - a Reuters. Para obter mais informações sobre a Thomson Reuters, visite tr.com e para as últimas notícias mundiais, reuters.com.