blogpost
Inovação tributária: 4 formas de se destacar na retomada da economia
Para os profissionais que atuam nas áreas estratégicas das empresas, 2020 tem sido um ano extremamente desafiador. Isso porque é preciso gerenciar uma série de processos e tomar várias decisões em um contexto totalmente novo e ainda mais dinâmico.
Enquanto o mundo busca sobreviver à pandemia da COVID-19 e aos impactos gerados, as organizações precisam gerenciar o fluxo de caixa da melhor maneira possível, mantendo a rentabilidade do negócio.
Nesse momento de reabertura gradual do mercado, é fundamental que as empresas invistam em um planejamento orçamentário. O desenho de estratégias para resgate de tributos, por exemplo, pode contribuir com a saúde financeira dos negócios.
Além disso, a inovação tributária também é uma abordagem importante que promete fortalecer o setor contábil e, principalmente, a companhia.
Quer saber como inovar na área tributária e superar a crise causada pela pandemia? Continue lendo o artigo!
Afinal, por que promover a inovação tributária?
Desde que a crise gerada pela pandemia se instalou, os governos vêm buscando alternativas para mitigar os impactos e sustentar suas economias.
Nos Estados Unidos, um pacote financeiro de suporte de US$ 2 trilhões foi aprovado.
Já no Reino Unido, as empresas que permanecem impulsionando a inovação e o desenvolvimento durante a crise têm acesso a um fundo governamental de £ 1,25 bilhão.
No Brasil, o governo federal já destinou cerca R$ 1,27 trilhões, distribuídos em diferentes frentes: créditos para as empresas, benefícios para cidadãos vulneráveis, aquisição e envio de recursos para combate à pandemia, e recursos para estados e municípios.
Diante de intervenções (e gastos) tão expressivas, certamente, em algum momento, os países devem lançar mudanças significativas nas políticas fiscais.
No Brasil, temos três propostas de reforma tributária em análise e o desafio da retomada da economia.
Neste contexto, as empresas que priorizam a inovação tributária como boa prática já estão um passo à frente da concorrência, fortalecendo seu negócio. Afinal, é preciso se reinventar para sobreviver.
Inovação tributária: 4 boas práticas essenciais
Esse é o momento certo para correr atrás do prejuízo causado pelas medidas sanitárias de distanciamento social. Para conduzir a retomada das atividades da melhor maneira possível, obtendo bons resultados, organizar a gestão contábil e fiscal é indispensável.
A seguir, apresentamos quatro dicas que mostram como a inovação tributária pode impulsionar o ritmo de crescimento da companhia.
Priorize o planejamento tributário
Especialmente em momentos de crise, o planejamento tributário é parte fundamental da estratégia da empresa. Isso porque ele pode guardar oportunidades. Com a revisão de tributos pagos anteriormente, por exemplo, a empresa pode buscar a restituição de valores.
De outro modo, o planejamento tributário também pode impulsionar o crescimento da empresa. Isto é, com a redução dos custos tributários, a companhia tem condições de definir um preço mais competitivo, que garante espaço no mercado.
Invista na automação de processos
Para conduzir a inovação tributária, a tecnologia é uma das aliadas do departamento fiscal. Com a automação dos processos e o redesenho do fluxo de atividades e entregas, de acordo com a estrutura do sistema, o time ganha rapidez e consistência nas entregas. Com isso, os profissionais passam a ter tempo e energia para se dedicar às tarefas mais estratégicas.
Além de aumentar a produtividade da equipe, a automação também gera redução de custos e o aprimoramento contínuo do processos. Tudo isso impacta, é claro, na qualidade das entregas e viabiliza o alcance de resultados mais positivos.
Explore a computação em nuvem
Para inovar na gestão tributária, a computação em nuvem é uma das tecnologias que devem ser adotadas. A ferramenta facilita o armazenamento de arquivos em um ambiente digital, disponível a qualquer hora e de qualquer lugar com acesso à internet.
Com um sistema contábil disponível na nuvem, os colaboradores dos diferentes departamentos têm acesso simultâneo a todos os arquivos. Assim, os processos se tornam mais rápidos e transparentes, facilitando o controle de compliance.
Realize auditorias e mantenha um programa de compliance
Por fim, essa é uma boa prática bastante conhecida, mas vale ressaltar sua importância para a inovação tributária.
Isso porque sempre que a empresa faz ajustes no seu planejamento tributário e reenquadramento de regime, as auditorias e o programa de compliance ganham especial relevância.
Esses mecanismos ajudam a evitar possíveis irregularidades, multas aplicadas pelos órgãos de fiscalização e até outras sanções, como, por exemplo, a penhora de ativos, inclusive da conta bancária.
Quer saber mais sobre outros temas relevantes para inovar, preparando-se, inclusive, para a reforma tributária? Continue acompanhando o blog!