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Por que é tão importante estar preparado para a NFCom e atendê-la de forma correta?

Ana Anaia | Thomson Reuters

Sua empresa está preparada para atender a Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica, mais conhecida como NFCom? A nova obrigatoriedade, que entrará em vigor em 1º de julho de 2024, é direcionada para empresas prestadoras de serviços de comunicação e para os órgãos fiscais do governo.

Sabemos que todas as novas obrigatoriedades estão relacionadas com outras entregas e dados que em algum momento serão validados e, por que não, rastreados.

Com a NFCom não será diferente e alguns pontos são importantes para as empresas terem em seu radar:

  1. Transparência nas operações: A nota fiscal eletrônica aumenta a transparência nas operações comerciais, uma vez que todas as informações relevantes estão registradas no documento. Isso facilita o acompanhamento e fiscalização por parte do governo, contribuindo para a redução da sonegação fiscal.
  2. Controle tributário: A emissão da Nota Fiscal Fatura de Serviços de Comunicação Eletrônica permite que os órgãos fiscais controlem as operações das empresas prestadoras de serviços de comunicação, evitando evasão fiscal e garantindo a arrecadação correta de impostos.
  3. Redução da burocracia: A utilização da nota fiscal eletrônica simplifica os processos administrativos das empresas, reduzindo a burocracia relacionada à emissão, além de armazenamento e gestão de documentos fiscais em papel.
  4. Modernização dos processos: A adoção da nota fiscal eletrônica faz parte da modernização dos sistemas fiscais e tributários, acompanhando a evolução tecnológica e trazendo benefícios tanto para as empresas quanto para o governo.
  5. Segurança das informações: A nota fiscal eletrônica é armazenada em ambiente digital e possui assinatura digital, garantindo a autenticidade e a integridade das informações. Isso torna o documento mais seguro contra possíveis fraudes.

Considerando ser um item extremamente relevante e de grande impacto na rotina de sua empresa, a Thomson Reuters mais uma vez está ao seu lado. Hoje temos uma solução preparada e qualificada para atender as necessidades desta nova obrigação, seguindo as premissas e requisitos do Fisco, apta a trabalhar com alta volumetria e acima de tudo atendendo aos requisitos das obrigações fiscais, lembrando que estamos falando de uma obrigação legal para as empresas que prestam serviços de comunicação.

A Thomson Reuters, especialista na emissão e recebimento de documentos eletrônicos prepara sua empresa para o atendimento e entrega da obrigação, que servirá como comprovação das operações realizadas, dos valores envolvidos e dos impostos incidentes, garantindo o cumprimento da obrigação fiscal por parte da sua empresa.

Procure por um de nossos especialistas e saiba mais da NFCom com a Thomson Reuters.

Sobre o autor

Ana Anaia – Gerente de Pré Venda | Thomson Reuters
Profissional atuante nos projetos de atualização do ONESOURCE Tax One, analisando cenários, aderência e especificidades de negócio visando os processos de migração para a nova plataforma Cloud. Especialista nas soluções da Thomson Reuters, participante dos principais eventos da área fiscal e de tecnologia, inclusive participando de debates com outros grandes especialistas, discutindo sobre os principais temas fiscais, tributários e Compliance.